Todos nos Estados Unidos têm certos direitos garantidos pela Constituição dos EUA, independentemente do seu status de imigração. Você nem sempre pode controlar se terá contato com a imigração ou com a aplicação da lei. É importante conhecer e praticar esses cenários para que você, seus amigos, familiares e colegas estejam preparados para qualquer situação. Compreender quais são seus direitos fundamentais e como usá-los ajudará você a se defender e a reagir adequadamente se encontrar a polícia ou a aplicação da imigração. Os imigrantes nos Estados Unidos têm muitos direitos, incluindo:
Outros direitos dos imigrantes incluem:
Como o próprio nome sugere, um residente permanente legal tem o direito de viver permanentemente nos Estados Unidos e também tem o direito de trabalhar no país. Os residentes permanentes legais são protegidos pelas leis dos Estados Unidos e pelas jurisdições locais. Além disso, os residentes permanentes legais mantêm os direitos previstos pela Constituição, incluindo o devido processo legal e a proteção igual perante a lei. Esses direitos legais emanam principalmente da Décima Quarta Emenda, que garante direitos a "qualquer pessoa". Veja Yick Wo v Hopkins (1886). No entanto, as distinções entre cidadãos e não cidadãos não são, prima facie, inconstitucionais. Veja Graham v Richardson (1971) e Cabell v Chavez-Salido (1982).
Um residente permanente legal pode viajar para fora dos Estados Unidos e tem o direito de retornar ao país dentro de um período de tempo determinado. Diferente de um cidadão, um residente permanente legal não pode permanecer fora dos Estados Unidos indefinidamente; fazer isso resultaria na perda da sua residência.
Os residentes permanentes legais são elegíveis para alguns benefícios governamentais. Após residir nos Estados Unidos por cinco anos, o residente permanente legal torna-se elegível para o Supplemental Security Income (SSI), Temporary Assistance for Needy Families (TANF), Medicaid completo e o Children's Health Insurance Program (CHIP). O Medicare de emergência está disponível para todos os residentes permanentes legais, sem o período de elegibilidade de cinco anos, assim como o Supplemental Nutrition Assistance Program (SNAP), moradia pública financiada federalmente, e benefícios da Seguridade Social, desde que os requisitos de cada programa sejam atendidos.
Os residentes permanentes legais podem ser deportados por justa causa, conforme definido pela lei de imigração.
Aqui, "estrangeiro" é usado para distinguir um residente permanente legal dos Estados Unidos de uma pessoa que está presente legalmente no país, mas sem status de residência permanente, bem como daqueles que estão no país ilegalmente, mas residem permanentemente nos Estados Unidos.
A Décima Quarta Emenda, e por sua extensão através da Quinta Emenda, concede o direito à proteção igual sob as leis dos Estados Unidos a todos os estrangeiros presentes no país. No entanto, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu no caso Graham v Richardson (1971) que a condição de estrangeiro é uma "classe suspeita", e portanto, qualquer diferença no tratamento com base na condição de estrangeiro deve ser rigorosamente analisada e deve haver um interesse estatal convincente para justificar essa diferença no tratamento. No entanto, em decisões subsequentes, a exigência de análise rigorosa com base no status legal de uma pessoa foi modificada, e um padrão mais baixo de análise tornou-se aceitável, dependendo da questão em questão. (Para uma discussão completa, veja a seção 9:1 em "Rights and Obligations of Non-Citizens", em Fragomen on Immigration Fundamentals).
Estrangeiros que têm ou tiveram presença física nos Estados Unidos podem apresentar reclamações nos tribunais dos EUA, conforme permitido pela jurisdição de matéria ou competência. Estrangeiros que não estão presentes nos Estados Unidos podem processar nos tribunais dos EUA se a causa de ação se originar dentro dos Estados Unidos — como um contrato ou propriedade.
Estrangeiros não têm o direito de votar, ocupar cargos públicos ou servir em júris. No entanto, um não cidadão pode servir nas forças armadas dos Estados Unidos, o que pode proporcionar uma via acelerada para a naturalização. Além disso, refugiados, residentes permanentes, asilados, imigrantes indocumentados e aqueles que ultrapassam o prazo do visto devem se registrar no Serviço Seletivo, se aplicável. O não registro pode tornar o indivíduo inelegível para o status de residência permanente, naturalização e até mesmo resultar em deportação.
Em relação aos benefícios públicos e à educação, um estrangeiro que seja um "alienígena qualificado" tem direito a alguns benefícios públicos e educação. Um alienígena qualificado é um estrangeiro que é um residente permanente legal, asilado, refugiado, ou estrangeiro que foi autorizado a entrar nos Estados Unidos por pelo menos um ano, ou que recebeu entrada condicional. Também é considerado alienígena qualificado qualquer estrangeiro que tenha sido agredido ou submetido a "crueldade extrema" por um cônjuge ou pai, ou o pai de uma criança que tenha sido agredida ou sujeita a crueldade extrema por um dos pais. Imigrantes cubanos e haitianos também são considerados alienígenas qualificados. Todos os estrangeiros presentes nos Estados Unidos têm direito a receber cuidados médicos de emergência, ajuda emergencial de curto prazo e ajuda comunitária necessária para a proteção da vida e segurança.
New Path Group Services - Português
4700 Millenia Blvd, Suite 500, Orlando, FL 32839, United States
We use cookies to analyze website traffic and optimize your website experience. By accepting our use of cookies, your data will be aggregated with all other user data.